sexta-feira, 23 de julho de 2010

O paraíso das esportivas

Igão na segunda enfiada da fissura da ilusão

Fissura "no peito e na raça", no pontão do desespero

no cume do pontão

Mais uma foto no cume

blocos rochosos vistos da rodovia Fernão Dias

Tunder entrando na fissura "sabrusa"

Sacando algumas peças

Diedrando

malhando o crux

depois do crux a tremedeira

comemorando no top da via

Igão entrando na fissura tres por um, no bloco da inflação

Igão saindo do lance do cavalinho


visual do alto da via, o bloco do desespero se localiza na parte inferior direita da foto.

Além do maciço principal da Pedra Grande, existem inúmeros blocos com inúmeras possibilidades de boulders, esportivas e móveis espalhados nos dois lados da crista da montanha, sendo visíveis a quilômetros de distância de um trecho considerado grande na rodovia Fernão Dias.
O que é considerado difícil é o acesso, pois as antigas estradas se encontram desabadas, sendo impossível a transposição do desabamento, pelos simples fato de se formarem precipícios intransponíveis nestas "obstruções" dos caminhos.
Até então foram abertas quatro vias esportivas, a se iniciar pela fissura da ilusão, 6+/7 20 mts. bloco do paraíso perdido; fissura "no peito e na raça" 6, 22 mts. Pontão do desespero; Fissura "sabrusa", 7a/b, 25 mts. no bloco da caverninha; e fissura três por um 6, 27 mts. no bloco da inflação. Todas as vias foram conquistadas em estilo móvel, não sendo necessária a instalação de nenhuma proteção fixa.
Nestas investidas houve um encontro com uma pequena espécie da fauna local, uma cobra de aproximadamente 1 metro, com um mosaico lateral constituído de vários losangos e com um desenho ondulado ao longo da espinha dorsal, até as extremidades, sendo identificada como peçonhenta, pela característica presentes da cabeça em formato triangular; e houve uma ousada aproximação por parte do animal, que me "farejou" com sua língua bifurcada e sumiu mato adentro, demonstrando desinteresse pela minha presença, o que acabou gerando certo "drenau" antes mesmo de começar a escalar...
Participaram destas investidas eu e Igão, e agradeço ao Ricardinho, por nos ceder a corda para as escaladas, ao Edvaldo "Zão", pelas fotos e a todos que estavam presentes pelo apoio e colaboração.
Croquis e acessos em breve neste blog.

Um comentário: