segunda-feira, 26 de julho de 2010

Escalada na cascatinha do retiro





Localizada próxima ao condomínio Retiro das Pedras, esta pequena queda d'água é formada por duas nascentes que se formam no alto da serra da calçada, esta que sempre atraiu amantes da natureza que conciliam vários tipos de atividades e esportes ao ambiente deslumbrante desta localidade. Trata-se de uma formação em chapada que a rocha predominante é o quartzito, e em sua maioria se encontram várias faces negativas alternadas por grandes platôs, que atravessam a formação de fora a fora e proporcionam descansos ao longo de suas vias. Me parece que a primeira via do setor de baixo foi conquistada em 97, por Gustavo Piancastelli, escalador local que abriu a via em uma linha de alta negatividade com vários lances técnicos muito exigentes, com uma pequena exposição que faz muito escalador chorar para mandar o lance!!

O visual é muito bonito e as águas são cristalinas, proporcionando um bom banho durante e após as escaladas, e é potável, desde que seja captada antes das trilhas existentes ao longo do riacho.

Seu acesso é um pouco difícil, sendo aproximadamente uma caminhada de uns 25 minutos, com descidas e subidas "puxadas" porém nada que vá matar alguém, e uma natureza deslumbrante, com destaque para as plantas de cerrado e as bromélias, presentes a todo o longo da serra.

Há uma grande diversidade de trilhas e caminhos dos escravos, por ter uma ruína próxima onde se cunhavam barras e moedas de ouro e é remanescente de uma fazenda do século XVIII, das explorações de ouro do Brasil colônia.

No setor de cima se localizam três vias de 8 metros, sendo da esquerda para a direita: tótem 5, lê bigodê 6 e apocalipse no! 6+/7a; no setor de baixo, da esq>>dir: sabor da conquista 6 20 mts, chuva de cascata 6 20 mts, projeto 7a 15 mts, Dr. clean 7b 30 mts e sua variante, a Dr. grotz 9a/b 12 mts, vias de alto padrão e bem fortes, porém com ótimos descansos.

A principal vantagem de se escalar na cascatinha é que em apenas uma hora saindo de BH já dá pra escalar em um ambiente natural, onde a dificuldade de acesso proporciona a seletividade dos visitantes e se têm sombra e água ao longo de todo o dia!

Um comentário:

  1. Bom dia Leonardo!
    Sou morador da região e quero escalar na cascatinha a anos, ótima ideia do croqui. Vou lá assim que puder.
    Escutei falar que as pedras da região( cascatinha, ostra, rola moça, e etcs) são podres, quebrando lacas gigantes. Procede a informação? Como é a manutenção dessas vias, vc sabe?

    ResponderExcluir