segunda-feira, 14 de março de 2011

Um pouco de caminhada

No inicio deste ano, fui intimado a participar de uma caminhada há muito tempo organizada pela galera de Contagem, sendo eles Negao, Ricardinho e Alexandre Corrade, todos escaladores locais que procuram algo diferente para fazer durante a temporada de férias, incluindo muita cachaça e queijo oriundos de nosso estado...

Na concentração fomos presenteados pelo Cleber Braga com uma deliciosa garrafa de vinho, esta que foi consumida no primeiro encontro com o mar, ou seja, durante a travessia da baia de cajaiba ou mamangua e chegou ate a baquear um pouco pois logo depois de aportarmos em pouso de cajaiba já estávamos pegando uma caminhada um pouco pesada, pricipalmente pelo peso de nossas mochilas, onde incluíam 2 litros de cachaça da boa e mais apetrechos que nem foram usados durante esta caminhada. Após pouco mais de quarenta minutos de subidas e descidas escorregadias e incessantes, estávamos em Martin de Sa, praia de surfistas, que se esconde dentro de uma pequena baia de águas cristalinas e voltada para o mar aberto, o que proporciona ondas de alto padrão para quem pratica atividades nas arrebentações, sendo um pequeno paraíso no meio da mata atlântica, mas concentra alto índice de mosquitos borrachudos, estes que nos incomodam desde a hora em que a gente levanta a te o sol se por...

No 2º dia de manha fomos usufruir esta maravilhosa praia mas durante pouco tempo, pois havia um grande trajeto a fazer, onde por volta de 10 hs já estávamos tocando mata adentro para mais uma pequena jornada ate cairucu, uma pequena praia onde moram duas famílias de pescadores muito humildes e receptivos, e por nossa situação acabamos decidindo ficar por la mesmo, devido a ressaca proveniente da cachaça consumida na noite anterior e ao cansaço conseqüente do mesmo...

A primeira coisa que fizemos foi montar mais um tira gosto de salaminho, provolone e azeitona e mais cachaça, mesmo antes de armar acampamento. Ficamos estacionados durante dois dias, devido a chuva incessante que caia sobre as nossas cabeças e na minha opinião foi a melhor praia do itinerário, principalmente pelo fato de pouca rotatividade de turistas (neste caso so encontramos na trilha) por ser praticamente impossível conseguir se chegar nesta praia de barco, devido a concentrações de rochas na arrebentação e o mar ser muito bravo na localidade.

Tinhamos que tocar agora era mata acima, e conforme o GPS nos informava que tinha um " pequeno" desnível de 600 mts para enfrentarmos agora, o que foi bem cansativo em conseqüência do clima no qual não estamos acostumados de umidade e chuva a todo momento com um clima bem abafado, o que gerava transpiração continua e acabava por minar as nossas forcas. No meio do caminho havia um pequeno abrigo onde pudemos descansar durante alguns momentos e servia de referencia da proximidade do ponto culminante da trilha com um visual maravilhoso porem ai começava a pior parte, um caminho quase vertical que nos forçou a descansar durante duas vezes pois era mais cansativo que a propria subida, e ainda havia uma camada fina de argila com limbo ou algo do gênero que encobria a trilha e gerava pequenos escorregões, porem escorregar com cargueira nas costas e bem drenante, ainda mais que o caminho parecia um escorregador natural!

Pouco depois chegamos em ponta Negra, praia com alta concentração de turistas e praticamente uma vila de pescadores, com umas trinta casas e cerveja gelada vendida em seus pequenos bares. Ficamos pouco tempo por La, onde nos banhamos em suas praias límpidas e tocamos logo para a praia de galheiros, esta que não tem nenhuma faixa de areia, apenas a foz de dois pequenos riachos pequenos blocos de pedras de formato arredondado, uma característica que eu antes não havia visto em nenhum outro lugar. Paramos apenas para contemplar a paisagem e conhecer outros dois viajantes que estavam vindo da praia do sono e nos passaram alguns betas da trilha, recebendo de volta informações importantes sobre o que os esperava...

Mais uns quarenta minutos de caminhada e chegamos ao antiguinho, praia deserta com alguns cursos d'agua que desembocavam na mesma, que nos proveram agua potável para agilizarmos o nosso almoço e consequentemente o nosso descanso, agora com direito a sol rachando e sombra fresca... De todas foi a praia que mais houve tranqüilidade e sossego

Mais uns cinco minutos de caminhada e chegamos a praia do antigo, outra praia deserta, na verdade a ultima que iríamos ver, que tem uma faixa de areia de uns 800 metros com um grande bloco de pedra bem na foz de um pequeno riacho, nem curtimos muito esta praia pois faltavam ainda uma hora de caminhada para se chegar ao sono...