quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

escaladas em Macacos

À esquerda da foto as instalações da mina da mutuca e o desmatamento gerado pela mesma
Observando a via com o Vale do Sereno e suas grandes edificações ao fundo

Localizado no município de Nova Lima, São Sebasião das Águas Claras é um dos poucos lugares ainda preservados na região metropolitana de BH, sendo ainda um refúgio para os moradores da Capital, por seus inúmeros condomínios, pousadas, bares e restaurantes, o que atrai em torno de 2000 visitantes por final de semana e atrai vários praticantes de esportes radicais.

A atividade principal da região é o turismo, porém há grande incidência de atividade mineradora, onde, dentro de seus territórios, há inúmeras trilhas usadas por jipeiros e motoqueiros, sendo referência em trilhas de dificuldade moderada.

No início da estrada de acesso, logo após a rotatória da entrada da mina, avista-se à direita, alguns afloramentos rochosos, onde o mais a direita detém duas vias e o mais à esquerda e mais alto, três vias, todas de de graus variados. As trilhas de acesso se iniciam a uns duzentos metros antes da portaria do condomínio Chácaras do Engenho, este se localiza virando à direita na primeira rotatória que tem como referência a portaria da mina, sendo esta trilha de fácil acesso, não passando dos 3 min. de caminhada. O outro afloramento se acessa através da base do bloco, descendo pela base das rochas e acompanhando o nível, esta trilha porém está descaracterizada, sendo necessário "abrir mato no peito" durante alguns trechos.

A via da foto me parece um sexto grau forte, mas pouco exigente, é necessário o uso de um friend 2 ou similar, talvez um "nut de nó de corda" irá substituí-lo, mas o diâmetro da corda deve ser maior que 10,5 mm, ao lado têm uma via mista de grau indefinido.

No afloramento de baixo há uma via de 5, outra de 6 e não deu tempo de escalar a outra (todas são fixas), que me parece ser um pouco mais exigente, pela inclinação negativa do começo e pela grampeação, que é de chapeletas.

É aconselhável deixar o carro no posto de gasolina, na beira da BR, pois a estrada de acesso ao condomínio pertence à mineradora, e fomos aconselhados pelos seguranças de não deixar o carro próximo aos portões "inutilizados" pela mesma. Isto aumentará a caminhada para uns 20 min. mas nada que irá matar alguém...

As vias não são muito utilizadas, merecendo atenção redobrada com pedras soltas e nidificação de aves, sendo necessário o bom-senso de quem tem a inteção de ascendê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário