quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Serra da Santa

Uns dias pra trás, o Alexandre Corrade havia me falado que em uma de suas visitas a seus familiares em Itabirito, tinha avistado uma face rochosa próxima à rodovia, inclusive colada em uma bela queda dágua, o que me despertou bastante curiosidade e acabamos decidindo por ir imediatamente, indo bem cedo para poder aproveitar bem o dia!


Por volta de 06:30 já estávamos lá deleitando o maravilhoso visual e imaginando as potenciais linhas escaláveis! Caminhamos cerca de 15 minutos, para chegar à primeira formação, mas vimos que as coisas eram bastante ilusórias, pois o bloco parecia ser de uns 20 metros e nem chegava a 8, o que me decepcionou um pouco mas criou disposição para continuar explorando o local.


De longe já se percebe que a serra da santa é uma grande fratura que deixa bem à mostra as formações rochosas oriundas do subsolo, e além do quartzito que é muito concentrado nas margens da rodovia, encontra-se muitos afloramentos de itabirito (hematita) adentrando a serra rumo ao pico, inclusive uma grande formação deste mesmo mineral que lembra muito o "Castelo de Grayscow", mas infelismente não pude fazer nenhuma investida nesta pedra pois não podia ficar até tarde!


Acabamos investindo em alguns blocos isolados, próximos à uma fazenda abandonada, mas achamos uma fenda que se estendia uns 8 metros levemente negativos, chegando a um sexto grau e depois uma variante que dava um 5sup, para ao menos "compensar" a nossa visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário