segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bloco do Canino

fenda cega é mato!
Mais um bloco irado que se aflora na crista da serra
Igão com o canino e o dentinho ao fundo
no lance da mimosa!
diedrando...
escalando em meio a vegetação
Vista geral da via
Visual do alto do Canino, com o Dentinho de primeiro plano
Igão e as peças usadas na via
peça milagrosa!!!
Após uns dois meses da investida no dentinho, neste fim de semana acabei me levando a subir ao alto da serra de igarapé e conquistar uma via ao lado deste bloco, num pontão de uns vinte metros chamado então de canino, pelo seu formato de agulha e localização, e andei pesquisando que a serra de itatiaiuçu tem este nome porque na linguagem indígena significa pedra grande dentada, o que me respondeu a pergunta do nome da primeira via da pedra grande se chamar de primeiro dente (realmente muito criativo).
Ao rodear o bloco avistei uma pequena fenda, praticamente cega, que seguia de fora a fora na rocha finalizando em uma chaminé média, onde se aglomeravam alguns arbustos e chegavam ao cume. Fui entrando rapidamente, mas logo de cara ao pisar no primeiro platô fui atacado por formigas gigantes, que se amontoavam na minha sapatilha e mordiam incessantemente a mesma. porém foi a que me mordeu na canela é que me jogou pra baixo, resultando em uma pequena queda em cima do seg, mas nada que chegou a machucar!
Na segunda investida, já fui bem mais cauteloso, procurando alguma pista de inseto ou qualquer animal que pudesse me causar outra surpresa na escalada...

Entrei em pequenos movimentos técnicos mas que davam para mandar, e após a quarta proteção, não havia mais nada que coubesse um móvel, que acabou me obrigando a "subir um pouco mais" e cheguei num diedro bem esquisito com os pés escorreguentos e as mãos nuns abaulados, Igão até que me incentivou mas acabei desistindo de mandar mais um lance e... não deu outra: mimosinha pra alegrar o dia!!! graças a Deus tava tudo bem, o friendzin cumpriu seu dever! fiz um pequeno artificial para mandar uma peça psicológica e repeti, finalizando o lance, mandando a chaminé acima e chegando ao cume, esta via então foi chamada de ex-corega 5/VII (sugerido)18 mts. O que me deixou um pouco assustado é que o cume se localiza no mínimo 15 mts acima de um platô que tem (ou tinha) cobertura vegetal e foi totalmente carbonizado pelo fogo, parecendo que as labaredas durante o incêndio da serra, ganharam grandes alturuas.

Voltando ao dentinho acambamos terminando a via aparelho fixo, com 27 mts, 7 proteções na sua maioria um 5 sup com o crux de 6, de cume. vale a pena conhecer!!!
Os croquis já estão bem adiantados e serão postados em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário