quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Itambé do Mato Dentro, Falésia da Sinhá


Outro grande atrativo de Itambé do Mato Dentro é a Serra do Lobo, que atrai muitos turistas para subir em seu topo e observar a grandiosidade da serra do espinhaço e as espécies naturais ali existentes, sendo algumas espécies endêmicas, o que torna o passeio único e exclusivo. Seu ponto culminante se chama Pico do Itacolomi, que faz referência a “pico agudo” e destaca-se dentre as outras montanhas, pois seus 1642 metros de altitude sempre foram um marco geográfico na região.

Logo abaixo deste pico encontra-se uma pequena chapada conhecida como conquista (para quem avista o pico a partir de Itambé) têm cerca de 90 metros de altura e faz parte de uma fazenda existente na região. Em meados de Maio deste ano, foram realizadas algumas investidas nesta rocha, onde foram abertas as vias presente de grego 7? (A1/9A) mista e outra via fixa que é um provável 7c, mas o potencial ainda é grande para quem gosta de escalada forte.

Acabamos identificando o local como falésia da sinhá, e por pertencer a terreno particular, deve-se pedir autorização prévia do proprietário, basta enviar mensagem ao Dário Caldeira (daldeira@yahoo.com.br) escalador local, que participou da abertura de quase todas as vias da região e está disponível para qualquer dúvida sobre as vias existentes no entorno de Itabira.
 A rocha a partir da base, inclinação negativa e poucas agarras

 Tunder abrindo a presente de grego, fenda linda com ótimo encaixe de peças
 um dos lances "estraños" da via
 Fábio Pavesi (Difora) sequenciando a via
 Dário Caldeira (Daodeira) escalador local e um dos percursores da escalada esportiva na região
Para quem se interessar em visitar o local, é obrigatório conhecer a cachoeira vitória, que tem uma belíssima queda d’água e suas gélidas águas refrescam aos que animam a chegar embaixo da mesma. Croquis, relatos e outras informações serão sequencialmente postados neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário