sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Serra das andorinhas

Dom Pedro I na 1a parada da via
Minerações na beira da estrada que liga Casa Branca a Ibirité
Cafezinho para esquentar o peito
Batistuta, Igão e Caio ao lado do Geotanque com a serra das andorinhas ao fundo
a via móvel se localiza na fenda à esquerda e a cream cracker vai acompanhando a mancha amarela
Caio na seg ao lado da peçonha
Tunder encadenando a cream cracker 7a
Caio fazendo um movimento irado
Batistuta na 1a enfiada da fenda
chegando no final da 1a enfiada
Igão entrando na segunda enfiada
Protegendo...
Rapelzinho na jurema! será que aguenta??

Aproveitando uma folga em dia útil, saímos eu, Igão, Batistuta e o Caio para escalar em mais um dos locais privilegiados de escalada no entorno de BH: a serra das andorinhas!

Distante uns 20 km de BH, a serra das andorinhas se localiza dentro do Parque estadual da serra do rola moça e mantém rica representação em fauna e flora, onde inclusive fomos visitados por um dos animais mais perigosos, a cascavel, mas pelo que vi apenas estava transitando pelo local.
Nas grandes faces rochosas encontram-se vias de vários graus e altura, que variam do 4o ao 9o grau e vias que vão desde os 6 até 140 mts.
Entrei numa via que se chama cream cracker, um 7a que tem uns 70 mts e é bem exigente no início e com uns pequenos esticões que dão pra esquentar um pouco o sangue...
Batistuta e Igão entraram em uma via desconhecida que me parece ser um pouco puxada na segunda enfiada, mas que eles mandaram com tranquilidade. Pena que chegamos muito tarde para escalar e eles tiveram então que descer porque já estava um pouco tarde. Foram bem animados de descerem na "jurema", que rapelar nessas arvrinha fininha aí.... sei não!!
Algo que me surpreendeu foi que na última vez em que fui lá, havia um fluxo incessante de água corrente no caminho da serra, que desapareceu por completo no inverno, demonstrando que há ambientes extremos nas duas principais estações do ano, e a resistência que os animais e plantas têm que ter para sobreviver em tais ambientes. Temos que preservar!!
Valeu, galera! por mais uma escalada

Um comentário: