








Distante cerca de 60 km de Belo Horizonte, a cidade de Caeté detém uma grande concentração de afloramentos rochosos em toda a sua extensão, a iniciar pelas formações de granito nos limites urbanos da cidade, como a pedra branca, pedra filha e costão maria da costa; como formações em quartzito temos a serra das cambotas, serra do garimpo e monte alvão; e como exemplares da hematita (minéerio de ferro) temos os vários pontões da serra da piedade, pedra vermelha (distrito de Socorro) e a pedra rachada, esta que se localiza dentro do município de Sabará, porém bastante próxima de Caeté.
Nesta ocasião fomos eu e Igão para o maciço do charuto, onde se encontram algumas vias esportivas grampeadas e infinito potencial de vias móveis e ainda tem uma via conquistada nos anos 60, se não me engano por um alemão, onde pudemos usar a grapeação original para proteger durante a escalada.
A serra da Piedade detém um visual incrível, e seu acesso é muito facilitado, o que acaba trazendo "maus" visitantes, que agridem cruelmente a natureza local e depositam seus detritos ao longo das trilhas que circundam a serra. É dever nosso orientar e fazer ações que promovam a preservação do lugar, pois é dele que necessitamos para praticar as nossas atividades.
Além dos grande potenciais de escalada, vale a pena conhecer também a própria cidade, que guarda importantes fatos de nossa história e detém de boa infra-estrutura para o turista, também tem um povo muito hospitaleiro, mantendo o ambiente de interior e acaba nos atraindo para conhecer cada vez mais a história e a cultura desta cidade.
croquis e acessos no link de escalada desta página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário