sexta-feira, 27 de agosto de 2010

maciço do charuto

"visual" da garupa da CG, um pequeno esfôrço para um grande resultado
Igão em uma pequena via localizada no bloco anexo ao pontão do charuto
Tunder e os pítons usados durante a primeira conquista em meados da década de 60
Vista da sombra do pontão a partir do cume
Igão e Tunder no cume do charuto
Tunder entrando na via normal VI
Tunder em uma via de VI em um dos blocos do maciço
Potencial incrível de vias de alto padrão
Tunder e Igão na chegada ao charuto


Distante cerca de 60 km de Belo Horizonte, a cidade de Caeté detém uma grande concentração de afloramentos rochosos em toda a sua extensão, a iniciar pelas formações de granito nos limites urbanos da cidade, como a pedra branca, pedra filha e costão maria da costa; como formações em quartzito temos a serra das cambotas, serra do garimpo e monte alvão; e como exemplares da hematita (minéerio de ferro) temos os vários pontões da serra da piedade, pedra vermelha (distrito de Socorro) e a pedra rachada, esta que se localiza dentro do município de Sabará, porém bastante próxima de Caeté.
Nesta ocasião fomos eu e Igão para o maciço do charuto, onde se encontram algumas vias esportivas grampeadas e infinito potencial de vias móveis e ainda tem uma via conquistada nos anos 60, se não me engano por um alemão, onde pudemos usar a grapeação original para proteger durante a escalada.
A serra da Piedade detém um visual incrível, e seu acesso é muito facilitado, o que acaba trazendo "maus" visitantes, que agridem cruelmente a natureza local e depositam seus detritos ao longo das trilhas que circundam a serra. É dever nosso orientar e fazer ações que promovam a preservação do lugar, pois é dele que necessitamos para praticar as nossas atividades.
Além dos grande potenciais de escalada, vale a pena conhecer também a própria cidade, que guarda importantes fatos de nossa história e detém de boa infra-estrutura para o turista, também tem um povo muito hospitaleiro, mantendo o ambiente de interior e acaba nos atraindo para conhecer cada vez mais a história e a cultura desta cidade.
croquis e acessos no link de escalada desta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário