sexta-feira, 1 de julho de 2011

Salinas

Nativo nos passando o beta das vias disponiveis para "mandar" naquele horario
Vista geral da via CERJ - Capacete
chapeletas drenantes para o artificial
finalmente no cume com o livro nas maos
valeu galera pela confianca e forca de vontade
fabin num lance de art da CERJ
Fabin, Caio e eu na X parada da via
fabin na Silvio Mendes, empreitada que tera retorno
Caio e o Pico Maior e o capacete ao fundo
mar de nuvens vista na chegada ao cume
detalhe do pico maior
camping no vale dos deuses
vale dos deuses com o capacete ao fundo
Neste ultimo feriado, apos uma pilha da galera de Ouro Preto, fui conhecer outra grande referencia do montanhismo nacional, o Parque dos Tres Picos, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro; lugar maravilhoso, com montanhas "pura rocha" que alcancam ate os 700 mts da base ao cume e contam com varias vias tradicionais geralmente bem expostas e com algumas protecoes drenantes ao longo de suas enfiadas...
Inicialmente recebi os amigos Caio Torcillas e Fabio Melo (Fabin) ambos de Ouro Preto aqui em BH e pudemos curtir umas cervejas geladas nos bares ao redor de minha casa, jogar conversa fora e tramar a empreitada de escalar este grande marco geografico da serra do mar, sendo o mesmo o ponto culminante da referida serra e o sonho de muitos escaladores do Brasil e do mundo!
Na quinta de feriado o Difora apareceu vindo de Patrocinio e formou finalmente o bonde "mineiro" apesar do Difora e do Caio serem oriundos de Sao Paulo, mas ja se radicaram como mineiros, por passar grande parte de suas vidas em OP! Apos aproximadamente 500 km de estrada estavamos nos chegando em salinas, u, pequeno lugarejo onde as festividades juninas ja esperavam-nos com cerveja gelada e uma mocada bacana que frequentava a mesma! Quatro latinhas de cerveja e ja estavamos nos triando o equipo no carro e pegando a incessante subida para o vale dos Deuses, (dos deuses mesmo!) um lugar maravilhoso e apos uma pequena cochilada o sol nos mostrou a verdadeira realidade do lugar, montanhas que impoem o respeito a quem deseja subi-las...
ja iniciamos querendo subir o capacete e apos umas pequenas orientacoes dos frequentadores do lugar estavamos nos fazendo duas frentes de escalada cosntituidas pelo Fabinho e o Difora, e eu e o Caio, onde tentavamos incessantemente subir o mais rapido possivel, principalmente pela escalada ter se iniciado por volta de meio-dia (muito tarde para quem nunca subiu nenhuma via na regiao). foram umas dez enfiadas lindas, com direito a drenalancia na saida do plato e artificiais em chapeletas que parecem ter a mesma espessura de uma latinha de cerveja, usadas somente para o artificial...
Porr volta de 18 hs estavamos no cume e pidemos apreciar uma deslumbrante vista da serra do mar e dos grandes picos situados na serra dos Orgaos e no Itatiaia, sao visoes indescritiveis que elevam o estado de espirito e nos fazem admirar os conquistadores que puderam curtir esta aventura com equipamento disponiveis na epoca, coisa que nao e para qualquer um!
Apos assinar o livro de cume e prosearmos sobre a escalada, fomos fazer o rapel e por incrivel que pareca nos perdemos no meio das fracoes e ficamos passando um bocado de frio na parede, ate bolarmos um jeito de deixarmos as cordas na rocha e chegarmos no chao sao e salvos, mas com o compromisso de ter que buscar as mesmas no outro dia, para evitarmos ecesso de equipamentos nas paradas para outros que usassem a via para descer do cume!
chegamos no vale por volta de 1 da manha e apos um epqueno "lanche" fui curtir um sono incrivel neste lugar magico, mas no meio do sonho o Fabinho ja me chamava para escalar novamente e recuperar os equipos. Ja eram umas sete horas e eu nem havia comecado a descansar e ja juntava o pique para escalar novamente o capacete, agora por uma via menor, se nao me engano a primeira deste macico, chamada Alfredo Chermont onde pudemos lembrar a escalada "das antigas" superando uma parte da via usando os artificios de antigos conquistadores , em que o Fabinho se apoiou no grampo e subi nos ombros dele para poder costurar a proxima protecao, e o pior e que tinha duas escaladoras que foram na sequencia e mandaram em livre o lance (algo que eu num devia nem comentar) mas vai ficar como historia para os netos e amigos...
mais algumas enfiadas e estavamos no cume novamente, mas nao ficamos muito tempo pois queriamos curtir um pouco o camping e poder descansar que no domingo tinha muita estrada para descer e uma viagem de 500 km ate em casa, mas foi aquela trip que vai ficar na lembranca...
O Difora e o Fabin ficaram para mandar o pico maior mas fiquei sabendo que eles entraram na Silvio Mendes e tiveram que descer antes de chegar ao cume pois Sao Pedro os atormentava desde o inicio da subida entaum tiveram que desistir do feito, porem deve rolar outra trip ainda este ano e eu quero estar junto para poder curtir os valores da amizade junto com aqueles que confiamos nossas vidas e com prosa e cerveja comemoramos estas grandes aventuras!