segunda-feira, 30 de maio de 2011

Serra do Trovão

Caio no grande rapel da via


Caio rapelando, Difora e Tunder no banquinho do top


Visão geral da via


Difora e Tunder no top da primeira enfiada


caio fazendo a transposição do rapel


Cris cochilando e aproveitando o calor do sol




Noção da amplitude da rocha




Localizada a cerca de 18 Km de Ouro Preto, a serra do trovão é um imponente segmento do espinhaço e em sua face se concentram vários afloramentos rochosos de quartzito, a maioria em grande grau de inclinação negativa e proporciona uma escalada de alto nível, principalmente pela base da rocha se localizar a altura considerável em relação ao grande vale, este que no outro limite tem como referência a serra do itacolomy, outra grande formação em desnível que detém grandes blocos de quartzito e várias possibilidades de escalada...



A iniciar a trilha de acesso é bem tranquila, sendo um suave aclive no seu início, e ao chegar no topo da serra variam subidas e descidas leves, algo em torno de 40 min. para se chegar nas vias mais fáceis!


Por se constituir de várias chapadas algumas das vias tem o acesso bem complicado, sendo crucial que se passe sempre nas mesmas trilhas pois o terreno é muito sucetível a erosão, portanto, ao procurar escalar na região deve-se estar pelo menos acompanhado de quem conhece bem os acessos, para que não torne este belo paraíso em mais uma voçoroca, algo bem visível no entorno da serra. A via em questão foi denominada e-cliffs, antiga blood hell, e se inicia em um negativo bem expressivo, seguindo a linha evidente de dissolução da rocha, podendo ser protegida, em alguns lances em móvel, porém algo extremamente drenante, já que a fenda é bem irregular e nem sempre as proteções se mantém no lugar.


Até então foi graduada em 9?, mas ainda precisa de sugestões na sua segunda enfiada, que se inicia em um vertical tranquilo sequenciado por duas "barrigas" com agarras mínimas, am alguns casos de meia falange, sendo imprescindível o bom preparo físico e psicológico, mas o padrão das proteções é o normal da região, aproximadamente a cada dois metros.


O grande potencial de vias de padrão considerável é o que faz brilhar os olhos de qualquer escalador, e da estrada de terra que vai à Lavras Novas já se avista esta grandiosa loca, sendo uma potencialidade ainda para várias vias móveis e boulders de graduações variadas, e ainda se pode usufruir de um belo pôr do sol em sua base, uma dádiva de DEUS!




A via se cosntitui de 17 costuras, sendo nove na primeira enfiada e oito na segunda, para se rapelar pelo alto da serra deve-se fazer o rapel em fitas abraçando os blocos de rocha, mas é algo bem drenante na saída, por ser uma virada brusca, praticamente sem pés, então procure saber com os escaladores locais a melhor forma de acessar as vias...



Em chapada também se encontram inúmeras vias de escalada, sendo algumas concentradas em torno da cachoeira e outras na base da serra, do lado esquerdo da estrada de acesso, sendo estas em terras particulares, todas com graduação variada e leve inclinação negativa!



Agradeço ao grande Caio por nos receber em seu recanto, as Cris por sempre estarem dispostas a tudo e ao Difora por sempre estar estimulando a conhecer sempre locais incríveis e drenantes... valeu man!!! Salinas nos espera, é tudo nosso!!! Ah e a Lisa, que agora deve estar curtindo uma boa praia carioca, mas que tem disposição de sobra pra curtir com a galera!!!

Um comentário:

  1. Tunder,
    me manda um email por gentileza para pegar o seu contato. Quero saber sobre uma conquista sua pros lados de Santa Luzia.
    christianminas@hotmail.com

    Abraços
    Christian Costa

    ResponderExcluir