quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Serra da Santa

Uns dias pra trás, o Alexandre Corrade havia me falado que em uma de suas visitas a seus familiares em Itabirito, tinha avistado uma face rochosa próxima à rodovia, inclusive colada em uma bela queda dágua, o que me despertou bastante curiosidade e acabamos decidindo por ir imediatamente, indo bem cedo para poder aproveitar bem o dia!


Por volta de 06:30 já estávamos lá deleitando o maravilhoso visual e imaginando as potenciais linhas escaláveis! Caminhamos cerca de 15 minutos, para chegar à primeira formação, mas vimos que as coisas eram bastante ilusórias, pois o bloco parecia ser de uns 20 metros e nem chegava a 8, o que me decepcionou um pouco mas criou disposição para continuar explorando o local.


De longe já se percebe que a serra da santa é uma grande fratura que deixa bem à mostra as formações rochosas oriundas do subsolo, e além do quartzito que é muito concentrado nas margens da rodovia, encontra-se muitos afloramentos de itabirito (hematita) adentrando a serra rumo ao pico, inclusive uma grande formação deste mesmo mineral que lembra muito o "Castelo de Grayscow", mas infelismente não pude fazer nenhuma investida nesta pedra pois não podia ficar até tarde!


Acabamos investindo em alguns blocos isolados, próximos à uma fazenda abandonada, mas achamos uma fenda que se estendia uns 8 metros levemente negativos, chegando a um sexto grau e depois uma variante que dava um 5sup, para ao menos "compensar" a nossa visita!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bloco do Canino

fenda cega é mato!
Mais um bloco irado que se aflora na crista da serra
Igão com o canino e o dentinho ao fundo
no lance da mimosa!
diedrando...
escalando em meio a vegetação
Vista geral da via
Visual do alto do Canino, com o Dentinho de primeiro plano
Igão e as peças usadas na via
peça milagrosa!!!
Após uns dois meses da investida no dentinho, neste fim de semana acabei me levando a subir ao alto da serra de igarapé e conquistar uma via ao lado deste bloco, num pontão de uns vinte metros chamado então de canino, pelo seu formato de agulha e localização, e andei pesquisando que a serra de itatiaiuçu tem este nome porque na linguagem indígena significa pedra grande dentada, o que me respondeu a pergunta do nome da primeira via da pedra grande se chamar de primeiro dente (realmente muito criativo).
Ao rodear o bloco avistei uma pequena fenda, praticamente cega, que seguia de fora a fora na rocha finalizando em uma chaminé média, onde se aglomeravam alguns arbustos e chegavam ao cume. Fui entrando rapidamente, mas logo de cara ao pisar no primeiro platô fui atacado por formigas gigantes, que se amontoavam na minha sapatilha e mordiam incessantemente a mesma. porém foi a que me mordeu na canela é que me jogou pra baixo, resultando em uma pequena queda em cima do seg, mas nada que chegou a machucar!
Na segunda investida, já fui bem mais cauteloso, procurando alguma pista de inseto ou qualquer animal que pudesse me causar outra surpresa na escalada...

Entrei em pequenos movimentos técnicos mas que davam para mandar, e após a quarta proteção, não havia mais nada que coubesse um móvel, que acabou me obrigando a "subir um pouco mais" e cheguei num diedro bem esquisito com os pés escorreguentos e as mãos nuns abaulados, Igão até que me incentivou mas acabei desistindo de mandar mais um lance e... não deu outra: mimosinha pra alegrar o dia!!! graças a Deus tava tudo bem, o friendzin cumpriu seu dever! fiz um pequeno artificial para mandar uma peça psicológica e repeti, finalizando o lance, mandando a chaminé acima e chegando ao cume, esta via então foi chamada de ex-corega 5/VII (sugerido)18 mts. O que me deixou um pouco assustado é que o cume se localiza no mínimo 15 mts acima de um platô que tem (ou tinha) cobertura vegetal e foi totalmente carbonizado pelo fogo, parecendo que as labaredas durante o incêndio da serra, ganharam grandes alturuas.

Voltando ao dentinho acambamos terminando a via aparelho fixo, com 27 mts, 7 proteções na sua maioria um 5 sup com o crux de 6, de cume. vale a pena conhecer!!!
Os croquis já estão bem adiantados e serão postados em breve!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Escaladas em Ouro Preto

Situada a 100 Km de Belo Horizonte, Ouro Preto situa-se em um terreno altamente íngreme, o que resulta em várias formações rochosas, desde boulders até vias de três enfiadas... tudo de alto padrão!!!

Nesta ocasião fui com alunos e ex-alunos da Escola de Minas, inclusive no dia anterior foi regado a cerveja porque Ouro Preto + milhares de estudantes = barril de pólvora >> como resolver >> encher a caneca da galera e ver no que dá!!!! Não faltou festa pra ir, mas vamos ao que interessa...

Acordamos no domingo no maior ressacão, o tempo tava bem fechado, inclusive com uma neblina baixa e úmida que encharcava o caboclo em questão de segundos, mas tinha o pico da Cartuxa, lugar deslumbrante com vários blocos com várias esportivas e um visual do mais fino, onde, mesmo com a neblina, pude avistar o contorno da crista da serra do caraça encoberto com uma espessa nuvem, um tipo de imagem indescritível, algo que somente estando presente no lugar é que se sente a energia!

Entrei em duas vias clássicas locais, a primeira da um 6 grau de 4 grampos, seguida da fábrica de purpurina e na sequência entrei em um via móvel de 5 grau, com um lancezinho bacana no final, onde pude agraciar a vista panorâmica e esconder do vento, este que acabou me obrigando a abandonar uma fita, pois para se chegar no grampo do rapel, eu teria de enfrentar ventos de 180 km/h (brincadeirinha) mas se eu ficasse 30 segundos naquele vento já estaria hipotérmico!!!

Pude conhecer o Fabinho, escalador local que participou de várias conquistas na região e me passou vários betas, foram o Grilo, o Caio e a Grazi... valeu galera por apresentar este maravilhoso pico!